Blog dedicado a todo o maravilhoso universo de Oz

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Maligna - Para os Que Amam ou Odeiam o Mágico de Oz


Todos conhecem a história de "O Mágico de Oz" contada sob o ponto de vista de Dorothy, a garotinha do Kansas que foi carregada por um tornado até Oz. Mas, o que dizer da sua arquiinimiga, a Bruxa Má do Oeste? Alguém já parou pra saber a história do ponto de vista dela? Em "Maligna - Para os Que Amam ou Odeiam o Mágico de Oz" ("Wicked - The Life and Times of the Wicked Witch of the West"), Gregory Maguire te transportará para Oz, mas ele fará com que você nunca mais enxergue esta maravilhosa história com os mesmo olhos.

Texto escrito por Chico Lopes, o tradutor do best-seller "Wicked":

Tive a honra de traduzi-lo para o português. E me deparei com um mundo fremente, divertido, bizarro, revelador, poético. O romance é de fato grandioso, de uma maneira que não se vê habitualmente, e faz com o que o leitor sinta a sua imponência, ainda que derive de outro clássico, O mágico de Oz, de L. Frank Baum. Não se pode entender MALIGNA sem ter tido alguma informação, ou mesmo lido por inteiro, o romance do qual é uma paródia brilhante, inventiva e...libertadora. Muitos talvez só conheçam o filme, a que o romance de Baum deu origem, com Judy Garland clássica e eterna no papel de Dorothy. Mesmo esses, porém, correrão o risco de nunca mais encarar Dorothy com tanta inocência.

MALIGNA nos dá "A versão da Bruxa", ou seja, nos conta quem era Elphaba, a Maléfica Bruxa do Oeste, que toda uma geração conheceu e temeu. Verde, terrível, descendo naquela vassoura e espalhando destruição, Maguire sabe que todos nós nos lembramos dela apenas como uma assombração, uma coisa de Deus-me-Livre, mas decidiu contar a sua história, dar-nos o seu ponto de vista sobre os acontecimentos, sobre o reino de Oz.

É o primeiro de uma série de gestos transgressores, subversivos, que o livro faz. Temos, então, um romance construído sobre a vida de um vilão odiado por todos. Isso não poderia resultar senão num texto corrosivo e provocador o tempo todo. O anti-herói dá as cartas, e o livro tem que seguir a sua lógica, ainda que tortuosa, tornando-se imensamente divertido e desmistificador. Somos levados a saber o que seria a vida de uma bruxa como aquela, em tudo oposta à doçura, à submissão e ao encanto juvenil da adorada Dorothy. A "boazinha" é implacavelmente desmistificada, e a Malvada talvez nem fosse tão malvada assim...


Curioso? Então, clique na imagem a seguir para download do livro completo:

3 comentários:

  1. eu tenho a versão brasileira e semana que vem vou ganhar em inglês, minha tia vai trazer do Canadá. nyaa, é muito foda. *-*

    ResponderExcluir
  2. Ganhei de níver o livro, achei maravilhooosooo. Impressionante como a narrativa flui, li rapidinho. Os personagens são muito bem explorados. Me apaixonei pela Elphaba. Se realmente vai sair um filme, tomara que ele tenha mais do livro, do que da peça... nada contra musicais, mas acho que o livro em si renderia um filme mais interessante.

    *ps: adoro seu blog!

    ResponderExcluir
  3. É a versão brasileira do livro que deu origem ao musical??
    Quero muito(só to confusa pq o musical é Wicked- the untold story of the witches of oz)!!!Mas se for eu com certeza vou comprar!! Sou muitoo viciada no musical e acho a história contada pela elphaba brilhante!! Passei a adorar ela depois de ver o musical!!!!
    Tanto q metade dos posts no meu blog são só sobre isso!!

    Beijos.
    Adoro o seu Blog!!!!!!!

    ResponderExcluir